Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2008

Era pô-los de castigo a derivar a função logarítmica até aprenderem

Alguém do Expresso escreveu na última página "Economia piora", e, por baixo, "A situação económica nacional voltou a agravar-se em Dezembro", e ainda, "O indicador coincidente do Banco Portugal está em queda desde Outubro". Só disparates. O que realmente está em queda desde Outubro é a taxa de variação homóloga deste indicador, como consta do Quadro 5 do relatório de Indicadores da Conjuntura do Banco de Portugal. Acontece que esta mesma taxa foi sempre positiva ao longo de 2007, Dezembro incluído, o que significa que o indicador coincidente da conjuntura económica do Banco de Portugal não está a diminuir, simplesmente aumentou menos, em termos homólogos, que no mês anterior. Portanto, Sr(a). Jornalista do Expresso que escreve estes disparates, se me está a ler, isto não significa que a "economia piorou", significa tão só que a actividade económica desacelerou. Será assim tão difícil de entender?

Nota: Um indignado leitor alerta para o facto de o indicador coincidente do Banco de Portugal ser por definição uma taxa de variação homóloga. Definir o indicador como um indíce (nível) ou como uma taxa de variação (como parece ser o caso) é completamente irrelevante. O que é relevante é que os números em questão (chamando-lhes indicador coincidente, ou, como eu, taxa de variação do indicador coincidente) representam variações percentuais homólogas. E, sendo positivos, não permitem concluir que a situação económica é pior (atenção: a questão do desemprego é de enorme importância mas não entra neste debate), por mais descontentes que estejamos com o rumo das coisas. Portanto, com o fraseado devidamente ajustado, a crítica ao artigo do Expresso mantem-se intacta.
Principais Tags: , ,
publicado por Pedro Bom às 00:09
link | favorito
De Nuno a 21 de Janeiro de 2008 às 13:12
Pedro, não sou muito dado a intervir em blogs mas o seu post chamou-me a atenção. Dois pequenos apontamentos: i) o indicador coincidente mensal do BP é, por definição, uma variação homóloga. Por isso, se chama indicador coincidente mensal para a evolução homóloga tendencial da actividade económica, como pode ler na publicação do BP; ii) não sei se é economista, mas para mim, abrandar o ritmo de crescimento é piorar. Se para si, uma desaceleração é bom você é que sabe.
De Manuel Ribeiro a 22 de Janeiro de 2008 às 10:21
Depois de ler o comentário do Nuno fui a correr com o meu filho ao pediatra. Ele costumava crescer 2,5 cm por ano e este ano só cresceu 2,0. A minha aflição era grande: será que o rapaz está a diminuír? O pediatra disse-me que eu estava a ser pateta. Poderei ficar descansado?
De Nuno a 22 de Janeiro de 2008 às 11:40
Gosto de ver que o meu comentário gerou tanta discussão e com tantos intervenientes diferentes (residentes e não só). Só para assentar algumas ideias aqui vai.

Para o Miguel Carvalho, que me parece ter a única intervenção interessante e que realmente estimula o debate: Quando escrevi a frase que refere estava a cingir-me exclusivamente a uma análise quantitativa do crescimento económico, que é isso que pretende medir o indicador coincidente do BP. A questão sobre a China é interessante mas não é o ponto da discussão. Para esse tipo de dúvidas confesso que não tenho respostas objectivas. É melhor ter mais crescimento e aguentar maiores défices externos? É melhor ter mais inflação com menos desemprego? Etc, etc. Não sei. Depende dos gostos de cada um. Agora, quando falamos de crescimento - e é só disso que este indicador trata - e de uma única economia - a portuguesa que é a única analisada - acho que podemos considerar pior crescer menos (ou não crescer sequer) e melhor crescer mais. O BP fá-lo, até porque é precisamente para isso que o calcula. Se quiser discutir modelos de crescimento à chinesa, à americana, à angolana, à russa, à portuguesa, etc, terei todo o gosto em futuros posts. Dará pano para mangas.

Para o Pedro Bom: Agradeço o exemplo numérico. Foi simpático mas, neste caso, completamente supérfluo. Já percebi o seu ponto. É verdade que a economia continua a crescer – e aproveito para agradecer também o valioso contributo para a discussão do Manuel Ribeiro, tão valioso que nem vou responder. É verdade que o que caiu foi a variação homóloga. Agora o que o Pedro não percebeu ainda é que o que este indicador mede é exactamente a variação homóloga. Mesmo que esteja agora a tentar afinar o seu ponto de vista, no post original, diz: “Acontece que esta mesma taxa foi sempre positiva ao longo de 2007, Dezembro incluído, o que significa que o indicador coincidente da conjuntura económica do Banco de Portugal não está a diminuir, simplesmente aumentou menos, em termos homólogos, que no mês anterior.”

E foi precisamente por esta crítica e pela falta conhecimento que revelou ao fazê-la que eu comentei da primeira vez. É que, ao contrário do que diz, o indicador coincidente do BP não aumentou menos – CAIU. E CAIU porque, como já lhe disse antes mas pareceu não querer entender, tem valor positivo quando a variação homóloga é positiva e valor negativo quando a variação homóloga é negativa. Para quaisquer dúvidas, recomendo a leitura do relatório e também das notas metodológicas que o BP também publica.

Em relação à questão do melhorar e piorar é, de facto, tudo subjectivo, concordo. Para mim, crescer mais é melhor que crescer menos. O Pedro terá as suas preferências que eu respeito. Mas acho é que a análise que está a fazer do indicador não é a mais correcta. Ou seja, quando o indicador começa a cair em Setembro significa que as perspectivas de crescimento para o final do ano que até existiam pioraram. É assim que o próprio BP, que eu costumo acompanhar, interpreta os dados. Este é um indicador de ciclo – há muitas formas diferentes de o fazer e esta é que nós temos no BP, boa ou má – e deve ser lido como tal. Se quiser olhar para os EUA agora com essa sua linha de pensamento, presumo que achará que os investidores internacionais completamente mentecaptos. Estou certo? Afinal, a economia continua a crescer – só que está a crescer menos e com perspectiva de piorar – e os mercados estão a cair.
De Miguel Carvalho a 22 de Janeiro de 2008 às 14:34
Caro Nuno,
devo dizer que o meu comentário era mais supérfluo do que lhe pareceu. Esqueça a palavra China e a palavra Portugal (não queria entrar numa discussão de modelos de crescimento).
A minha dúvida era semelhante à do Pedro e do Manuel.

Reformulando, prefere taxas de crescimento (ou variações de nível homólogas, para aqui tanto faz como escreve o Pedro) com uma evolução de de 9%, 8,5%, 8%, 7,5%, etc... ou de 0,5%, 1%, 1,5%, etc...?
De Nuno a 22 de Janeiro de 2008 às 16:03
O que estou a tentar dizer, e folgo em repararque o Pedro pelo menos já percebeu o que indica o indicador (é uma vantagem quando se pretende interpretá-lo), é que o intuito do indicador do BP é medir o ciclo económico mensalmente. Bem ou mal é esse o seu objectivo. Podemos depois discutir a metodologia. Por isso, quando este cai representa um abrandamento e uma degradação na actividade, quando sobe uma aceleração e uma melhoria na actividade. Se ouvirem o governador do BP ou lerem os vários relatórios do BP que vão sendo publicados é sempre assim, há muitos anos, que o indicador coincidente é interpretado - como um indicador que mede inversões de tendência. É óbvio que a actividade económica continua positiva mas em pior situação que há alguns meses.

Em relação às perguntas só não respondo porque são absolutamente despropositadas. Pensei que o objectivo do Pente Fino fosse dar algum nível e consistência às discussão e não levá-las para lógicas da batata como essas. Desculpem, mas contem comigo só para discutir coisas a sério.

Cumprimentos


De Mariana a 20 de Maio de 2008 às 10:03
alguém me pode explicar o que são indicadores de conjuntura? e indicadores coincidentes?
os de conjuntura dão um panorama geral da evolução da economia ou só estou a disparatar?
obrigada pela atenção
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Autores

Pesquisa no blog

 

Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Posts Recentes

O DN a começar o ano em p...

Os conhecimentos mais bás...

Que nome bué da louco, "h...

Para bom observador, meia...

O Luís Reis Ribeiro preju...

Um título, dois erros

Bomba Atómica: o Dinheiro...

O Público anda com a cabe...

Uma pequena história

Verificar fontes é para i...

Arquivo

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Março 2015

Fevereiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Principais Tags

correio da manhã(13)

desemprego(15)

diário digital(24)

diário económico(9)

dn(82)

economia(65)

estatísticas(22)

expresso(26)

inflação(13)

lusa(15)

matemática(12)

percentagens(26)

público(102)

publico(9)

rigor(9)

rtp(20)

rudolfo(16)

salários(10)

sensacionalismo(135)

sic(11)

todas as tags

Contacto do Blogue

apentefino@sapo.pt

Outros Blogs

subscrever feeds