Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008

O que é que se passa com esta gente afinal?

No DN de hoje continua a fazer-se jornalismo sensacionalista à grande (semelhante ao que já aqui foi dito).

 

1. Na Internet, temos o título "Portugueses estão a comprar menos comida" (título diferente do que vem na capa do jornal). Ora, quem escreveu o título, ou não percebeu a notícia, que só se refere a gastos, e portanto não percebe a diferença entre quantidade e valor, ou estava imbuído de uma motivação meramente sensacionalista, e lá vai disto!

 

2. Na capa, o título é, aparentemente, melhorzinho: "Portugueses já estão a reduzir os gastos com a alimentação". Mas não, sensacionalismo e parvoíce outra vez!

 

A notícia retira qualquer credibilidade ao título bombástico e falso da capa, porque aquela se refere apenas a uma "análise da Netsonda, feita junto de utlizadores de Net" e como "disse ao DN um dos partners da Netsonda, (...) o estudo, até pelo perfil dos inquiridos, não pretender representar a opinião de todos os portugueses".

 

Então porque raio se escreve os "Portugueses"?!

 

Mas mais, na notícia, podemos ler que segundo o vice-presidente da CCP "as pessoas não estão a comprar muito menos produtos alimentares estão é a escolher os de preços mais baixos".

 

Palavras para quê?...

 

Não há ninguém que meça (1) os gastos com estudos sem qualquer validade, (2) os custos de oportunidade em deixar os jornalistas ocuparem-se com notícias que o não são, e (3) os efeitos negativos na formação de expectativas e nos comportamentos da população decorrentes desta enxurrada de (falsa) informação negativa? Quem é que anda a pagar isto?

 

(A do tabaco e narcóticos, na notícia, é bem gira. Imaginar agora um fumador ter de se aguentar à bronca com o raio da crise e abdicar do cigarro depois da bica...)

 

 

publicado por Carlos Lourenço às 08:49
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De Oscar Carvalho a 13 de Novembro de 2008 às 13:38
Aqui há uns tempos, uma notícia semelhante dava conta que os portugueses estavam a consumir mais produtos brancos e a ilação tirada: a maldita crise. Ora, escamoteia-se aqui um facto importante: as cadeias de supermercado, apostam na oferta de produto branco. Pessoalmente tenho o hábito de ir ao Pingo Doce e vários produtos de marca foram substituídos por produtos "Pingo Doce" e houve marcas que desapareceram. É óbvia a estratégia do Grupo Jerónimo Martins que visa um posicionamento diferente: menos variedade e preço competitivo. Mas daqui resulta que o Cliente não tem outra opção que não seja comprar o que existe: produto Pingo Doce.
De Carlos Lourenço a 24 de Novembro de 2008 às 10:36
É verdade que esse fenómeno começa a ser cada vez mais frequente nas cadeias retalhistas. Mas é também interessante notar que existem indicadores que sugerem uma alteração dos hábitos dos consumidores em favor de marcas brancas. Seria importante, por isso, conseguir distinguir o que são alterações sustentáveis de hábitos de compra de estratégias "impostas" por parte de vendedores. Ongoing research...
De francisco a 13 de Novembro de 2008 às 15:23
Já vi que leu a notícia na Net. É que, no papel, ainda é mais interessante. Veja o que está escrito no destaque que antecede o título: «Análise da Netsonda (...) revela que consumidores de vários escalões de rendimentos estão a reduzir ou a manter os seus gastos em alimentação». A reduzir ou a manter...
De Carlos Lourenço a 24 de Novembro de 2008 às 10:32
Claro, entre mandar abaixo ou dizer nada, o que é que se escolhe? Adivinhou...

Comentar post

Autores

Pesquisa no blog

 

Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Posts Recentes

O DN a começar o ano em p...

Os conhecimentos mais bás...

Que nome bué da louco, "h...

Para bom observador, meia...

O Luís Reis Ribeiro preju...

Um título, dois erros

Bomba Atómica: o Dinheiro...

O Público anda com a cabe...

Uma pequena história

Verificar fontes é para i...

Arquivo

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Março 2015

Fevereiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Principais Tags

correio da manhã(13)

desemprego(15)

diário digital(24)

diário económico(9)

dn(82)

economia(65)

estatísticas(22)

expresso(26)

inflação(13)

lusa(15)

matemática(12)

percentagens(26)

público(102)

publico(9)

rigor(9)

rtp(20)

rudolfo(16)

salários(10)

sensacionalismo(135)

sic(11)

todas as tags

Contacto do Blogue

apentefino@sapo.pt

Outros Blogs

subscrever feeds