Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008

Fazer da especulação certeza irrefutável

O DN adora fazer capas onde aparecem notícias sobre o consumo. E, quase invariavelmente, sai asneira. Na de hoje, lê-se o seguinte: "Portugueses compram presentes mais baratos". Os dados referem-se a pagamentos por multibanco, são da Sibs, e são fornecidos logo no início do texto: "os portugueses estão a aumentar ligeiramente o número de operações de compra, mas a despesa é igual". Ou seja, em relação ao mesmo período do ano passado, este ano há mais pagamentos por multibanco, embora o montante total transaccionado seja sensivelmente o mesmo.

 

O que é que conclui a Paula Cordeiro? Primeiro, que "a crise está a travar os ímpetos consumistas dos portugueses", desmentindo-se a ela própria logo a seguir quando escreve "os portugueses estão a comprar o mesmo". E, segundo, que os portugueses estão a "gastar menos em cada aquisição" (ou, como na capa, "portugueses compram presentes mais baratos").

 

A primeira contradição é desfeita pela própria jornalista, não necessita de mais comentários. A segunda conclusão não é necessariamente verdade. Por várias razões. Primeiro, nem tudo o que é comprado por recurso ao multibanco é "presente". Portanto, querer fazer das compras da época natalícia compras de natal é, só por si, falacioso. Segundo, o número de pagamentos não é igual ao número de "aquisições" nem ao número de presentes. Como é que a Paula Cordeiro sabe quantos produtos estão a ser comprados em cada pagamento? Se forem comprados menos produtos por cada pagamento, então podem estar a ser comprados produtos mais caros com a mesma despesa total (ou menor). Terceiro, os portugueses podem perfeitamente estar a usar o multibanco mais frequentemente, gastando a mesma despesa sem necessariamente comprar "presentes" mais baratos.

 

Portanto, aquela conclusão não passa de pura especulação. E pura especulação, quando revestida de ar de verdade irrefutável, não devia aparecer em capas de jornais.

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publicado por Pedro Bom às 10:58
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De Oscar Carvalho a 17 de Dezembro de 2008 às 12:02
Ignorando olimpicamente qualquer método científico, o jornalista parte para o terreno com uma "verdade absoluta" que depois confirma com os primeiros dados que recolhe.
De Pedro Bom a 17 de Dezembro de 2008 às 14:07
Eu nem considero que os jornalistas tenham de ser cientistas. Não é fácil sê-lo, e certamente que os jornalistas não foram ensinados para tanto. Basta que percebam a limitação da informação que têm ao seu dispor e não abusem das conclusões. Ou seja, que se limitem a informar. Claro que o leitor comum, não conhecendo a fundo o objecto noticiado, não percebe o quão enganado pode estar a ser. Neste caso concreto, até pode ser verdade que os portugueses estejam a comprar presentes mais baratos. Mas para chegar a essa conclusão é necessária informação sobre as quantidades transaccionadas e sobre outros métodos de pagamento. Não a tendo, só têm de se limitar a informar que a despesa total manteve-se constante e os pagamentos com multibanco aumentaram. Se quiserem especular, que o façam, mas explorando todas as possibilidade e deixando-o bem claro.
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