Como previ neste post de domingo, a principal notícia da capa do SOL de sábado não tem qualquer fundamento. Só hoje pude confirmar que a notícia no interior não continha mais informação do que aquela que aparece na capa.
O único dado concreto na notícia é a detecção de um trojan (algo semelhante a um vírus informático) num computador. Como qualquer utilizador experiente de computadores (descontando os de Linux e MacOS) sabe, estes "ataques" de malware são algo muito frequente e que (quase) nunca são cometidos deliberadamente por uma pessoa concreta contra um computador concreto. Os trojans e os vírus espalham-se sem qualquer participação activa de algum "pirata". Custa a acreditar que há alguém específico por detrás de cada um dos 100 "ataques" que o anti-vírus e a firewall do Hugo de Freixo de Espada à Cinta detectou nos últimos tempos. Seria necessário uma batalhão de milhões "piratas" a trabalhar a tempo inteiro para que todos tivessem causa humana deliberada. Assim, afirmar com base nos factos apresentados, que um "Pirata atacou ficheiros da Procuradoria" como faz o SOL em letras gigantes, é no mínimo fantasioso.
Além de trojan não ser tecnicamente um vírus, hacker não é o equivalente inglês de "pirata informático" como aparece na capa do SOL. Mas isso são detalhes insignificantes.
correio da manhã(13)
desemprego(15)
diário digital(24)
dn(82)
economia(65)
estatísticas(22)
expresso(26)
inflação(13)
lusa(15)
matemática(12)
percentagens(26)
público(102)
publico(9)
rigor(9)
rtp(20)
rudolfo(16)
salários(10)
sensacionalismo(135)
sic(11)
Blogs catadores
Médico explica medicina a intelectuais
Blogs sobre Jornalismo
Blogs sobre Economia
Blogs sobre Sondagens
Fontes Fidedignas