Portugal está mais competitivo mas com menos resistência para enfrentar a crise diz o Público. Luísa Pinto insiste no primeiro parágrafo: Portugal aumentou a competitividade da sua economia, mas está com muito menor capacidade para resistir às adversidades da conjuntura económica. E acrescenta Pode parecer um contra-senso (...).
1. Lendo o título eu diria que Portugal subiu na competitividade e desceu na resistência. Mas afinal o tal ranking das resistência só foi criado este ano. Como é que se pode descer se ainda agora começou o campeonato?
2. O título e a frase estarão portanto a comparar uma variação com um nível. Como comparar a distância até Setúbal com a velocidade do cacilheiro.
3. Terceira tentativa: compara-se a posição num e noutro ranking. Mas os dois índices são criados pela mesma organização, logo, à partida medem coisas completamente diferentes, tal como diz o primeiro parágrafo da fonte da notícia! Contra-senso seria se as posições fossem iguais para todos os países, porque seria o mesmo ranking.
correio da manhã(13)
desemprego(15)
diário digital(24)
dn(82)
economia(65)
estatísticas(22)
expresso(26)
inflação(13)
lusa(15)
matemática(12)
percentagens(26)
público(102)
publico(9)
rigor(9)
rtp(20)
rudolfo(16)
salários(10)
sensacionalismo(135)
sic(11)
Blogs catadores
Médico explica medicina a intelectuais
Blogs sobre Jornalismo
Blogs sobre Economia
Blogs sobre Sondagens
Fontes Fidedignas