Segunda-feira, 13 de Julho de 2009
Portugal tem a sexta taxa de desemprego mais elevada da OCDE diz o Público. O facto de faltarem estatísticas de 8 países, e de a França ter o mesmo valor que Portugal, não parece sensibilizar o Público.
Por outro palavras este título está tão perto da realidade como estaria o seguinte "Portugal tem a 15ª taxa de desemprego mais elevada da OCDE".
De Nina Abreu a 13 de Julho de 2009 às 21:24
Nunca percebi um erro dado comummente nos mass media escritos e orais e até na boca de pessoas "insuspeitas": "As decisões tomadas...blá..blá...vão de encontro à vontade do povo", por exemplo. Ir de encontro a significa chocar, embater! Deveria ser "ir ao encontro de". Há efectivamente leads de notícias que, no desenvolvimento, demonstram o contrário. Erros com o verbo haver, desde "há" sem agá ( ou oposto "à" com agá), o verbo conjugado no plural ( confusão enquanto auxiliar da perifrástica) etc. E isto pela pena de jornalistas.
Parabéns pelo seu blog cujo conteúdo me seduz.
Boa noite
Anda por aí uma guerra no twitter de quem ainda não percebeu (ou não quer perceber) o porquê deste blog*.
Da minha parte apenas notei a imprecisão da notícia e apresentei outro título igualmente impreciso mas para o "lado contrário", metendo ambos em pé de IGUALDADE.
É curioso que quem tenha apresentado apenas um extremo venha agora acusar-me de parcialidade. Nada que eu não esteja habituado
*daria um jeitão o governo poder mudar todos as semanas, para que estas mentes tacanhas percebessem de uma vez por todos para que serve este blog.
Mais um esclarecimento:
este blog nunca criticou alguém por pegar nos dados sobre X em vez de pegar nos dados sobre Y, nem contrapôs os dados Y aos X. Limitamo-nos a chamar a atenção quando os dados sobre X são falsos ou escritos de um modo que induzem em erro.
Comentar post