O Público noticiava ontem na sua versão online que o terrível acidente que envolveu um autocarro e uma viatura ligeira tinha acontecido "no sentido Sul-Norte da Auto-estrada 23, junto à barragem de Fratel , no concelho de Vila Velha de Ródão". Na mesma notícia, um pouco mais à frente, lemos a seguinte informação, palavras de um oficial da BT de Castelo Branco: "o acidente ocorreu ao quilómetro 77,2 da auto-estrada que liga a Guarda a Torres Novas, junto ao nó de Fratel (que dá ligação ao IP2 para Portalegre)".
Um indignado Joaquim Oliveira questiona-se, nos comentários à notícia, se os jornalistas do Público saberão a que distância a barragem do Fratel fica do local do acidente. Como não sou conhecedor da zona, fui ver ao mapa. E, de facto, a informação dada pelo Público não podia ser mais contraditória. Vejamos: (1) A barragem do Fratel não está sequer situada no concelho de Vila Velha de Ródão, mas no concelho de Nisa. (2) A localidade Fratel sim, é uma freguesia do concelho de Vila Velha de Ródão, mas se a esta se referem, então que fique claro que dista da barragem do Fratel uns 20/30 Kms. (3) Se o acidente ocorreu junto ao nó que dá ligação ao IP2, então terá sido perto de uma localidade de nome Gardete, que dista uns 10 ou 15 Kms de Fratel e uns 10 da barragem de Fratel. (4) Este nó corresponde à saída 15 e não é, portanto, o de Fratel, que corresponde à saída 17, bem mais acima.
Onde se deu então o acidente? Eu não sei, mas se foi na A23 e junto ao nó do IP2 , então não foi nem em Fratel, bem mais acima, nem junto à barragem do Fratel, mais abaixo.
correio da manhã(13)
desemprego(15)
diário digital(24)
dn(82)
economia(65)
estatísticas(22)
expresso(26)
inflação(13)
lusa(15)
matemática(12)
percentagens(26)
público(102)
publico(9)
rigor(9)
rtp(20)
rudolfo(16)
salários(10)
sensacionalismo(135)
sic(11)
Blogs catadores
Médico explica medicina a intelectuais
Blogs sobre Jornalismo
Blogs sobre Economia
Blogs sobre Sondagens
Fontes Fidedignas