“Fed baixou os juros em meio porcento”. (Telejornal, 19.09.07)
É porventura o erro técnico mais comum na comunicação social e tem sido comentado entre os autores deste blog um sem-número de vezes. A frase é de José Rodrigues dos Santos (JRS), mas poderia ser de muitos outros jornalistas.
JRS referia-se ao facto de a Reserva Federal norte-americana (Fed) ter decidido descer a taxa de juro de referência de 5.25% para 4.75% e comentava o efeito positivo desta alteração nos índices bolsistas americano e europeus. Ora, se o ponto de partida é uma taxa de 5.25%, uma descida de 0.5%, como nos diz JRS, implicaria uma nova taxa de 5.25*(1-0.005)=5.22%. Assim como diríamos de um pão que custava 1 euro e passou a custar 90 cêntimos que o seu preço diminuiu 10% = [(100-90)/100]*100. Quando falamos de uma taxa de (de)crescimento percentual falamos necessariamente de um (de)crescimento em relação a um ponto de partida.
É para evitar estas confusões que existe o conceito de “ponto percentual”. Se JRS queria noticiar uma descida de 5.25% para 4.75%, então deveria ter dito que o Fed baixou os juros em meio ponto percentual. Felizmente, uma pesquisa rápida nas secções de informação económica do site da RTP revela que nem todo o seu staff comete este tipo de imprecisões: em formato escrito, uma notícia muito semelhante publicada na terça-feira encontrava-se tecnicamente correcta. À hora de jantar, porém, insiste-se no que está mal. É um erro menor, com certeza, e passará despercebido na cabeça da maioria das pessoas, mas é erro, é recorrente e… o pente é fino.
Nem de propósito, exactamente sobre o mesmo assunto podia ler-se no site do Diário Económico na mesma terça-feira o seguinte excerto: “Depois de 17 aumentos consecutivos dos juros para os 5,25%, a Reserva Federal (Fed) norte-americana decidiu hoje efectuar um corte de 50 pontos percentuais na sua taxa de juro de referência para os 4,75%”. O jornalista Tiago Figueiredo Silva (TFS) sabe que não pode usar o termo “porcento” e decide-se por “pontos percentuais”. Mas exagera na magnitude: não são 50, são apenas 0.5.
TFS terá provavelmente confundido “pontos percentuais” com “pontos base”. Um ponto base é um centésimo de um ponto percentual. Uma alteração da taxa de juro de 5.25% para 4.75% representa uma descida de meio ponto percentual ou, equivalentemente, de 50 pontos base. Mas nunca “meio porcento” e jamais “50 pontos percentuais”.
correio da manhã(13)
desemprego(15)
diário digital(24)
dn(82)
economia(65)
estatísticas(22)
expresso(26)
inflação(13)
lusa(15)
matemática(12)
percentagens(26)
público(102)
publico(9)
rigor(9)
rtp(20)
rudolfo(16)
salários(10)
sensacionalismo(135)
sic(11)
Blogs catadores
Médico explica medicina a intelectuais
Blogs sobre Jornalismo
Blogs sobre Economia
Blogs sobre Sondagens
Fontes Fidedignas