... vem o José Rodrigues dos Santos dizer disparate. Parece que o FED baixou de urgência a taxa de juro de referência em 0,75 por cento, segundo nos disse hoje o nosso José no Telejornal. Não, José, já é a
segunda vez que te digo que, nestes casos, é 0,75
pontos percentuais que tem de ser dito. Ou 75 pontos base, também serve. Mas nunca 0,75 por cento. Se assim fosse, a taxa de juro teria caído de 4,25% para apenas 4,21%, nem sequer teria dado para abrir o Telejornal de forma tão bombástica. Já era tempo de aprenderes.
Os melhores jornalistas não escapam a este pecado. Também a Alberta Marques Fernandes cometeu o mesmo erro no Jornal das 10. Aliás fico na dúvida sobre o autor da notícia que contém a confusão do conceito de percentagem com o de pontos percentuais, porque diferentes jornalistas repetem a prosa exactamente com as mesmas palavras às 20 h, às 22 h e na RTP-N a várias horas.
De Manuel Pinto a 23 de Janeiro de 2008 às 19:54
Muito me rio. São as sinergias. É a vida. Há um escriba pago miseravelmente que só recebe uma vez - e que de facto não percebe nada disto - e depois o texto serve para os vários canais relacionados. Cortam-se custos, multiplicam-se os disparates. :)
Comentar post