Quinta-feira, 4 de Outubro de 2007
António José Teixeira na SIC disse há instantes na SIC que Portugal tinha descido algumas "posições no nível da transparência (sic)" (referindo-se provavelmente ao ranking de corupção feito pela Transparency International), o que "quer dizer que o fenómeno se agravou".
Este simplismo com que são tiradas estas conclusões é revoltante. Por exemplo, em termos de PIB per capita sabemos que Portugal desceu algumas posições no ranking nos últimos 10 anos. Passa pela cabeça de alguém concluir que o PIB per capita desceu neste período??
Claro, se de um ranking de países se trata, apenas comparações entre países são possíveis. Dirão alguns que Portugal não só desceu de posição de ranking da TI (de 26º em 2006 para 28º em 2007) como também obteve um score " menor (6.6 em 2006 e 6.5 em 2006), pelo que a conclusão de que "o fenómeno se agravou" é ainda assim correcta. Mas até o próprio score é normalizado, de forma a estar compreendido entre 0 e 10. Portanto, comparação intertemporal de scores também não funciona. A única forma de verificar a veracidade da dita conclusão é obter os dados antes da normalização.
Comentar post