Depois de fenómenos curiosos como os preços subirem acima da inflação, a SIC Notícias presenteia-nos com mais um pouco de iliteracia económica numa peça sobre a inflação em Espanha (medida pelo índice de preços ao consumidor).
É dito que a inflação foi de 4,5% e que um dos principais contributos para este valor alto foi o sector do vestiário, cujos preços subiram 3,0%. Subiram abaixo da média, mas contribuíram para uma média alta??
É dado a entender que Portugal também sai a perder porque cada vez importamos mais de Espanha (como nem referiram números, e o relatório em causa era um relatório interno espanhol, provavelmente acrescentaram isto porque lhe apeteceu). Eu não sei se eles estão a par disto, mas não há nenhuns senhores a ir comprar às lojas em Madrid, a meter as compras no carro, e depois a revender em Portugal. Dá muito trabalho. Por isso os revendedores em Portugal não compram nas lojas mas directamente aos produtores/distribuidores por grosso.
O IPC espanhol está relacionado com os produtos que os consumidores espanhóis compram, o que não tem obrigatoriamente implicações nas nossas importações, porque os consumidores espanhóis compram nas lojas e nós aos produtores espanhóis e porque os cabazes são totalmente diferentes, tanto em termos de composição como em termos de origem dos produtos - eles compram muitos produtos importados para Espanha, mas nós de Espanha importamos quase exclusivamente produtos fabricados lá.