Sexta-feira, 18 de Abril de 2008
"Actividade económica desacelera em Março, diz BdP" diz o Diário Digital.
Na comunicação de hoje do Banco de Portugal, sobre os indicadores coincidentes.
Neste contexto, importa sublinhar que estes indicadores devem ser interpretados fundamentalmente como uma avaliação qualitativa das tendências da actividade e do consumo, e não como medidas contemporâneas precisas dos respectivos níveis de crescimento. Adicionalmente, é de notar que estes indicadores se encontram rodeados da habitual incerteza estatística associada ao cálculo de indicadores compósitos, o que parece ser particularmente verdade recentemente.
Tendência? Sabem lá eles do que falam!
Não são medidas contemporâneas? Claro que são! Eu que sou jornalista sei bem mais dos indicadores do Banco de Portugal do que quem os faz no Banco de Portugal. O que está ali é actividade do mês que ainda agora passou.
De Nuno a 19 de Abril de 2008 às 16:49
Miguel, eu percebo o reparo quanto às cautela a ter neste tipo de indicadores e não li o texto do Diário Digital (só o título que é aqui transcrito). Mas acho que uma interpretação qualitativa é precisamente falar em aceleração ou desaceleração. Quantitativa seria dizer, por exemplo, àquele ritmo a economia cresceria X.
Aliás, é assim que o governador do BdP interpreta o indicador. "A previsão de crescimento para 2003 é também afectada pelo ponto de partida que resulta da significativa desaceleração da actividade económica na segunda metade do ano passado como decorre dos valores do Indicador Coincidente do Banco de Portugal. ", disse ele algures em Janeiro de 2003.
Cumprimentos
Nuno
Sim, é verdade. A própria ambiguidade do índice é alimentada pelo Banco de Portugal.
Comecei a escrever o post pela confusão do DD entre uma medida da actividade económica e um indicador de tendência.
Reconheço que "abusei" nas críticas e vou retocar o post.
Cumps
De
Carlos a 19 de Abril de 2008 às 21:50
Uns de barriga cheia, outros a clamar por sopa (tranca da barriga) para que fique salva de ladrões...
Abraço
Carlos Rebola
Comentar post