Terça-feira, 13 de Maio de 2008
A propósito de uma subida de 3 cêntimos no preço da gasolina, uma jornalista dizia há pouco no Telejornal que "nós fizemos as contas".
Suspense....
"Encher um tanque com 50 litros vai custar mais 2 euros".
Eu não sei se a jornalista não sabe fazer 3 vezes 5, ou se estamos perante mais um dos diários casos de "arredondamentos à bruta para cima" para dar um toquezinho de sensacionalismo.
Nota: este é mais um caso em que o erro é insignificante, ninguém dá atenção aos 2 euros. Não estou a querer ser mesquinho, apenas questionar o que leva a jornalista a não dar o resultado certo que estava mesmo ali à mão.
Este comentário não se refere à sua mensagem, mas pretende chamar a atenção para a notícia de uma média que, a meu ver, se bem que aritmeticamente possa estar certe, não faz sentido. Nos noticiários da SIC, hoje, disseram e repetiram que os lucros dos 4 maiores bancos portugueses no 1.º trimestre tinham caído mais de 30%. Depois discriminaram: Os lucros do BCP desceram 92%, os do BCI 22%, os do BES aumentaram 4,5% e os do Santander-Totta subiram qualquer coisa como 7%. (Os valores são citados de memória, mas as ordens de grandeza são estas.) Acrescentaram que o BES e o Totta são os únicos que viram os lucros aumentar. Pergunto eu: Como se pode dizer que os lucros dos 4 maiores bancos desceram quando isto só sucedeu para metade destes? Claro que a soma dos lucros, tal como evidentemente a média, desceram, mas que sentido faz englobar realidades diferentes? E que sentido faz tirar uma média de -92, -22, +4,5 e +7? Faz lembrar o que se diz em detrimento do significado das médias: Se o meu vizinho comer um frango e eu nenhum, em média cada um come meio frango. E será verdade que o BES e o Totta foram os únicos cujos lucros aumentaram? Ou seriam os únicos dos 4 citados? Acho esta trapalhada digna do seu blog.
Esses trinta e tal por cento de que falam é a média aritmética das variações de lucros individuais?
Pedro Bom,
Não fixei os valores absolutos dos lucros nem das respectivas variações, mas creio que a média citada pela SIC é calculada pela razão entre a soma aritmética das reduções e aumentos e a soma dos lucros do trimestre anterior em percentagem. Até admito que a média esteja bem calculada, o que contesto é que tenha qualquer significado prático.
Eu não vi a dita peça da SIC, mas segundo as contas da RTP a média calculada da forma como sugere estaria abaixo dos 30%. Se estava acima, então suspeito que tenham cometido o disparate de calcular a média simples das taxas de variação dos lucros de cada banco.
De maria a 14 de Maio de 2008 às 11:57
Não quero ser mesquinha, mas a grafia de "há pouco" é a que redigi entre aspas.
Não é mesquinhez nenhuma, tem toda a razão.
O meu perdão pelo erro.
De César Brandãp a 14 de Maio de 2008 às 14:55
Não considero que seja mesquinhez ter reparado no erro. A mim parece-me que a atitude mesquinha e ignorante pertence a quem elabora essas noticias para serem transmitidas no telejornal.
Se não existe problema em arredondar de 1,50 para 2 porque é que não arredondam de 0,03 para 0 euros e concluem que nem sequer subiu?
Concordo plenamente com o autor do post. Se o valor estava mesmo ali à mão porque é que o alterou?
Comentar post