Numa pequeníssima
notícia, o Dinheiro Digital consegue cometer vários erros:
Inflação sobe 0,4% em Setembro
O Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação de 0,4% em Setembro face a Agosto, enquanto a variação homóloga se situou em 2,1%, anunciou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
1. Há muitas medidas de inflação, mas a mais comummente utilizada (e é a ela que nos referirmos quando dizemos apenas "inflação") é a variação homóloga anual do nível de preços de um dado cabaz de compras, o chamado IPC. Ora a "inflação" referida no título não é esta, mas sim a variação mensal do IPC.
2. A inflação já é por si só uma subida, de modo que quando dizemos que a inflação subiu estaremos em princípio a dizer que a velocidade de subida teve um aumento. "A inflação subiu 100%" quer dizer que duplicou, ou seja passou de 5% a 10% por exemplo. Mas a notícia refere uma subida do IPC e não da inflação. Assim o título deveria ser "Preços sobem 0,4%" ou "inflação subiu para os 0,4%" (assumindo que a anterior foi menor, o que não verifiquei).
3. Mas se realmente quiséssemos falar da variação da inflação, deveríamos dizer que a "inflação subiu 0,4 pontos percentuais". "Subiu 0,4%" significaria que passou de 2% para 2,08% e não de 2,0% para 2,4%.