Quarta-feira, 9 de Julho de 2008

O petróleo que não polui

Há dias foram os carros a hidrogénio, esta semana os carros eléctricos. Todos os órgãos de comunicação social que verifiquei chamam-lhes carros "sem emissões poluentes" e outros disparates do género. (O primeiro-ministro junta-se aparentemente ao disparate quando diz que eles estariam hoje totalmente isentos da parte ambiental do IA).

Últimos dados na página da DG Energia e Geologia sobre a origem da produção eléctrica em Portugal (2006): dos 49,0 TWh produzidos 34,6 TWh são de origem termoeléctrica, ou seja combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural)... cuja queima é obviamente uma das maiores fontes de "emissões poluentes".

 

Também é curioso haver quem diga que o IA seria 30% mais baixo.. e quem diga 70%. O Diário Digital chega a ter as duas versões! "Sócrates quer cortar 30% do imposto no carro eléctrico" e "pagar menos de 30 por cento do actual imposto" ou seja corte de 70%. A verdadeira é a segunda.

Principais Tags: ,
publicado por Miguel Carvalho às 13:31
link | comentar | favorito
16 comentários:
De bicodeprata a 10 de Julho de 2008 às 14:42
novamente vemos mais um comentário de Sócrates no pais das maravilhas, (ainda não me esqueci do biocombustível que o mago de Sócrates iria a produzir, palavras ditas no congresso da republica). Para implementar uma medida para o cambio de viaturas tem-se que fazer um plano, criar uma organização, criar uma infra-estrutura , logo após vem os carros movidos a electricidade , que seja dito de passo não tem resultado em nenhum pais, muito mais avançados tecnologicamente que nós. e como se diz neste blog 35% da energia eléctrica é gerada por combustível fóssil em qualquer da suas variantes. Então o que sucede o carro eléctrico vai a consumir electricidade » vai sair mais caro reabastecer » produz-se mais contaminação (aumento da queima de combustível fóssil nas centrais termoeléctricas » aumenta o gasto da factura petroleira » aumenta dependência dos países exportadores de petróleo Donde esta a vantagem?. O primeiro ministro Sócrates deveria por a trabalhar primeiro o cérebro antes de por a funcionar a lingua.http://apentefino.blogs.sapo.pt/images/mood/EMOTICON_CRY.png
De Miguel Carvalho a 10 de Julho de 2008 às 14:53
Não são 35%, são 70% de fonte fóssil.
E quanto ao aumento da dependência energética, a coisa não é assim tão clara. O que tenho lido é que os motores eléctricos são bem mais eficientes.. só o transporte e o armazenamento é que é pior. Contudo tudo aponta para que o balanço energético/ambiental seja positivo... ou melhor menos negativo.
Há contudo o problema do custo, e a tecnologia ainda é (será sempre?) muito cara.
Pessoalmente acho que há soluções bem mais simples, baratas, e de eficácia garantida, mas isso já não tem nada a ver com o post.
De bicodeprata a 10 de Julho de 2008 às 17:30
miguel carvalho
Falar de eficiência energética é a quantidade de energia kcal que produz para gerar processo, nas maquinas se mede em cavalos de vapor de força, os mais eficiente a produzir energia são as células dos organismos vivos não chegam a 70%. as maquinas mas eficientes está por 30 40%, ainda que difícil a comparação entre eficiência de um carro a electricidade e um carro a combustão interna o carro a gasolina neste caso é mais eficiente em termos energéticos (não falamos de poluição), quer dizer que por cada unidade X de energia o carro recorre X mt , a uma determinada velocidade . Se falamos em custos de produção da energia o carro a gasolina é muitíssimo mais barato. falando nos termos a grande escala. Não é lógico produzir energia eléctrica a traves de energia fóssil , para logo ser consumida no carro eléctrico , não é eficiente, se se obtém energia eléctrica a traves de energia solar ou eólica já ali existe eficiência e o objectivo pretendido não existe cause poluição, por exemplo um panel solar e eficiente menos de 10%, explico: de 100% da energia solar recebida só se produz 10% de electricidade. por enquanto os carros híbridos são a melhor alternativa, (não a ideal). e os carros com células eléctricas que funcionam com hidrogénio , se a electricidade que se utiliza para criar hidrogénio provem do sol o do ar, ou barragens. essa seria mas eficiente e menos poluente.

Comentar post

Autores

Pesquisa no blog

 

Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Posts Recentes

O DN a começar o ano em p...

Os conhecimentos mais bás...

Que nome bué da louco, "h...

Para bom observador, meia...

O Luís Reis Ribeiro preju...

Um título, dois erros

Bomba Atómica: o Dinheiro...

O Público anda com a cabe...

Uma pequena história

Verificar fontes é para i...

Arquivo

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Março 2015

Fevereiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Principais Tags

correio da manhã(13)

desemprego(15)

diário digital(24)

diário económico(9)

dn(82)

economia(65)

estatísticas(22)

expresso(26)

inflação(13)

lusa(15)

matemática(12)

percentagens(26)

público(102)

publico(9)

rigor(9)

rtp(20)

rudolfo(16)

salários(10)

sensacionalismo(135)

sic(11)

todas as tags

Contacto do Blogue

apentefino@sapo.pt

Outros Blogs

subscrever feeds