O Ministério da Educação divulgou ontem que 55.1% [44.9%] dos alunos do 9º ano que fizeram a prova de Matemática obtiveram nota positiva [negativa], o que, segundo o Público, contrasta com os 27.2% de positivas e 72.8% de negativas do ano passado. Lá que contrasta, contrasta. Mas isto não legitima o Público a escrever "Negativas na prova de Matemática do nono ano caem quase 40 por cento num ano". Nem dá o direito ao DN de escrever "Positivas na Matemática do 9º duplicam face a 2007". O Público e o DN referem-se à queda percentual da percentagem de negativas de 38.3% e à subida percentual da percentagem de positivas de 102.6%, respectivamente. Mas isto nada diz sobre a variação de positivas/negativas em termos absolutos, como implícito nos títulos. Para isso, teríamos de ter em conta a variação de alunos inscritos. Claro, no caso de não ter havido alteração do número de examinandos, as variações percentuais absolutas e relativas são equivalentes. Mas houve certamente alteração. A SIC, por exemplo, dizia há algumas semanas que haveria este ano menos 7.201 alunos inscritos para as duas fases, em comparação com o ano passado.
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