Quinta-feira, 24 de Julho de 2008
Karadzic recebeu documentos falsos de autoridades sérvias, diz o Diário Digital. O texto não é claro, mas não volta a referir as autoridades sérvias (lembre-se que Karadzic vivia escondido na Sérvia), refere sim as autoridades servo-bósnias, ou seja autoridades da República Srpska, parte integrante da Federanção Bósnia e Herzegovina... outro país portanto!
De Sabine a 24 de Julho de 2008 às 13:50
Parece-me que está enganado:
http://en.wikipedia.org/wiki/Radovan_Karad%C5%BEi%C4%87
Lendo isto, penso ser mais plausível serem as autoridades sérvias (não as actuais, mas as anteriores, comandadas por Slobodan Milošević) a lhe darem os documentos.
Eu enganado não estou de certeza, porque não faço a mínima ideia do que aconteceu, nem sequer dei a entender que desconfiava.
Apenas notei que o DD confunde os dois países na notícia.
De sabine a 25 de Julho de 2008 às 10:24
Considero este um bom blogue e lamento que responda "não faço a mínima ideia do que aconteceu, nem sequer dei a entender que desconfiava". Não custuma fazer confrontações entre várias fontes noticiosas? Por exemplo, ler a Wikipédia é um bom ponto de partida, mas ver outros jornais estrangeiros à procura de semelhanças e diferenças entre notícias. É um trabalho em que se perde tempo mas que dá mais credibilidade à análise "a pente fino".
Cumprimentos
Obrigado pelo simpático comentário.
Por curiosidade própria (ao ser verdade que a Sérvia emitiu documentos para proteger Karadzic, isso seria mais um duro golpe na reaproximação à UE.. não que não se desconfie de colaboração passiva com Karadzic, mas emitir documentos falsos seriam algo bem mais pro-activo) fui de facto verificar o que aconteceu. Mas por mera curiosidade, não a pensar no blogue. Cheguei à conclusão que a não havia ali muita substância na notícia. A conclusão habitual neste tipo de notícias em que alguém desconfia de algo e os media ao citarem-se uns aos outros sem verificarem a fonte acabam por acrescentar um ponto quando contam o conto. O emaranhado era tal, que nunca chegaria à fonte, logo desisti.
Achei que a falha que aponto no post era suficientemente grave para ser apontada, só isso. Não pretendemos ser uma fonte de notícias.
Cumprimentos
Comentar post