Crimes violentos estão a aumentar diz o Portugal Diário.
Quando se lê a notícia percebe-se que afinal há alguns tipos de crime violento que estão a aumentar, sendo o título portanto abusivo, enganador e sensacionalista. Se houver mais violações e menos homicídios será que podemos afirmar que os crimes violentos estão a aumentar.. ou a diminuir?
Se me apetecer olhar para o carjacking, tenho direito a um título sensacionalista. Se me apetecer olhar para os homicídios (um crime realmente mais violento a julgar pelas penas de prisão), então - como a própria notícia o diz - então tenho a criminalidade a descer!! Tanto uma como outra escolha não dão um retrato fiel da realidade... e é óbvio que em caso de dúvida os media optam pelo sensacionalismo, enganando os leitores. O próprio jornalista mostra bem o seu enviesamento, simplismo e falta de rigor quando escreve "quando [sic] ao número de homicídios, que poderíamos pensar estarem a subir (...) nos três primeiros meses de 2008 até se verificou um decréscimo".
Colocando as coisas de outro modo, por melhor que fosse a evolução da segurança num país (não estou a dizer que seja o caso), estatisticamente haverá sempre algum crime violento a subir, e ao escolhermos esse tipo de crime a dedo para uma notícia, poderíamos sempre afirmar "crimes violentos estão a aumentar".
correio da manhã(13)
desemprego(15)
diário digital(24)
dn(82)
economia(65)
estatísticas(22)
expresso(26)
inflação(13)
lusa(15)
matemática(12)
percentagens(26)
público(102)
publico(9)
rigor(9)
rtp(20)
rudolfo(16)
salários(10)
sensacionalismo(135)
sic(11)
Blogs catadores
Médico explica medicina a intelectuais
Blogs sobre Jornalismo
Blogs sobre Economia
Blogs sobre Sondagens
Fontes Fidedignas