Quarta-feira, 3 de Setembro de 2008

Furacões e petróleo

Tem circulado por aí uma explicação assaz disparatada para a quebra do preço do petróleo (em dólares) dos últimos dias. Vinha ontem na capa do Diário de Notícias (embora não tenha lido o interior), vinha hoje no Público, e aparece também no Diário Económico. E diz tão-só que a razão para a queda do preço do petróleo nos mercados internacionais tem estado no facto de o furacão Gustav estar a fazer menos mossa do que o esperado. Como se a fraqueza do furacão aumentasse as reservas de petróleo...

Imagino que o raciocínio seja do seguinte género: "se o furacão for forte, o petróleo fica mais caro; como o furacão é fraco, o petróleo fica mais barato". Claro que se o Gustav teve algum efeito, só pode ter sido no sentido da subida. É possível, e bastante provável, que o facto de a devastação ter sido abaixo do esperado tenha parcialmente atenuado uma também provável pressão ascendente no preço do petróleo. Agora, não me venham é dizer que está, só por si, a fazer o preço descer. Aliás, no limite, onde é que estaria o preço do barril se o furacão afinal não passasse de uma mentira? Nos 20 dólares? E, já agora, porque não fazer bluff em furacões (que esses então não estragam mesmo nada) só para ter gasolina mais barata?

Principais Tags:
publicado por Pedro Bom às 22:48
link | comentar | favorito
5 comentários:
De J.M. a 9 de Setembro de 2008 às 12:56
hum...faz sentido que o preço do petróleo possa descer associado ao furação!! A expectativa era que o furação fosse forte e assumindo que o furação tem impacto na oferta de petróleo no muito curto prazo isso subiria o preço do petróleo. Notícias posteriores revelam que o furação é afinal menos forte o que tenderá a existir um movimento de correcção das expectativas iniciais no sentido da descida do preço. Note-se que o preço não desce porque o furação é fraco mas mas sim porque é mais fraco que o esperado!

De Pedro Bom a 9 de Setembro de 2008 às 13:01
Precisamente. Por isso é que eu escrevi: "É possível, e bastante provável, que o facto de a devastação ter sido abaixo do esperado tenha parcialmente atenuado uma também provável pressão ascendente no preço do petróleo."
De J.M. a 9 de Setembro de 2008 às 13:33
Quando diz que "Agora, não me venham é dizer que está, só por si, a fazer o preço descer". Então, presumo que o problema da notícia esteja magnitude da variação do preço. Em que se baseia para dizer que por si só estes factores não poderão ser justificados por variação da força do furação e especulação acerca dessa força?? Não lhe parece que a tese defendida na notícia é possível ??

De Pedro Bom a 9 de Setembro de 2008 às 13:51
O que quero dizer com essa afirmação é que um furacão mais fraco do que o esperado pode atenuar subidas, mas não justifica descidas. Claro que pode haver aqui um desfasamento temporal, em que a uma subida de preço associada a uma determinada expectativa se segue uma descida menor associada a uma actualização dessa expectativa. Mas, se tiver sido o caso, esta ideia tem de ser clara na notícia. De outra forma, induz o leitor em erro.
De J.M. a 10 de Setembro de 2008 às 14:18
Refere que: " Tem circulado por aí uma explicação assaz disparatada para a quebra do preço do petróleo (em dólares) dos últimos dias".

Não me parece que esta explicação seja necessariamente disparatada. O movimento de correcção de expectativas e natural especulação associado à força do furação pode legitimar um movimento de descida do preço!!!!!


Comentar post

Autores

Pesquisa no blog

 

Janeiro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Posts Recentes

O DN a começar o ano em p...

Os conhecimentos mais bás...

Que nome bué da louco, "h...

Para bom observador, meia...

O Luís Reis Ribeiro preju...

Um título, dois erros

Bomba Atómica: o Dinheiro...

O Público anda com a cabe...

Uma pequena história

Verificar fontes é para i...

Arquivo

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Março 2015

Fevereiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Principais Tags

correio da manhã(13)

desemprego(15)

diário digital(24)

diário económico(9)

dn(82)

economia(65)

estatísticas(22)

expresso(26)

inflação(13)

lusa(15)

matemática(12)

percentagens(26)

público(102)

publico(9)

rigor(9)

rtp(20)

rudolfo(16)

salários(10)

sensacionalismo(135)

sic(11)

todas as tags

Contacto do Blogue

apentefino@sapo.pt

Outros Blogs

subscrever feeds